A grande experiência da equipe com aulas e workshops nos permite rever aspectos técnicos que podem ser importantes.

 

Crises epilépticas no serviço de EEG

O que você deve fazer se o paciente tiver uma crise no serviço de EEG? Orientação técnica.

 
 
Impedâncias

Em NFC é sempre obrigatório estar muito atento para a relação sinal/ruído, quando sinal é o que se quer obter e ruído representa tudo o que se quer evitar. Medir a impedância dos eletrodos deveria ser obrigatório sempre antes de se iniciar o registro de exames da neurofisiologia clinica como o EEG e os PE.

 
 
Existe “arrastamento do ritmo alfa” no EEG?
O que é a Estimulação Luminosa Intermitente (ELI)?

 A literatura do EEG muitas vezes descreve um “arrastamento do ritmo alfa” como uma resposta de origem pouco conhecida na qual o ritmo das regiões posteriores segue a frequência com que o fotoestimulador pisca.

Leia mais …

 

What is EEG Photic Driving Response?

EEG literature many times defined “alpha rhythm driving” as a response where alpha activity over posterior head areas followed the photostimulator frequency.

Leia mais …

 

Melhora do nível de segurança em hospitais – Contribuição baseada na experiência da neurofisiologia clínica

Todos que vivem em ambientes hospitalares se espantam com os índices de insegurança em hospitais, junto à assertiva de que “hospitais são muito perigosos”. Recentemente aumentou a atenção sobre esse tema tão importante, com números de acidentes bastante elevados.

Leia mais …

 

EEG e Apneias do sono

Há muitos anos temos observado durante o EEG a ocorrência não rara de apneias do sono, principalmente em pacientes internados, que usualmente não estão conscientes de seu problema. Muitas vezes foram referidos ao EEG por quadro de sonolência excessiva ou rebaixamento do nível de consciência – dificuldade de despertar.

O registro do EEG consta de métodos de ativação e de estimulação e tem, pelo menos uma parte em repouso, condição em que podem ser muitas vezes observadas e documentadas frequentes apneias.

Além disso, o ritmo de base do EEG mostra uma clara alternância entre sonolência/sono muito leve com apneias e vigília com despertar. Esse aspecto é traduzido pela difuldade na manutenção da vigília e o ritmo de base se caracteriza por grande quantidade de ondas lentas não patológicas características da sonolência/sono muito leve. Apneias do sono durante o EEG explicam a repetida flutuação de ritmos entre sonolência e vigília

Acreditamos que é importante relatar essa observação, indicando o adequado nível de atuação da equipe de neurofisiologia clínica. Essa suspeita diagnóstica faz parte do relatório final do procedimento, com a ressalva de que não se está propondo o EEG como método diagnóstico da apneia do sono – o padrão ouro continua sendo a polissonografia; a necessidade de avaliação dessa hipótese diagnóstica fica sempre na dependência do médico do paciente e o relatório final sugere avaliação polissonográfica se o clínico considerar indicado.

Leia mais …